Existirá futuro do mundo sem compaixão?
Pois é, mais um desses meus momentos “filosofia” e tal. Eu realmente nem sei se vocês gostam disso, se leem tudo, se concordam ou discordam (comentem, eu amo saber!) e nem qual o tipo de impacto isso pode ter sobre o blog, mas de verdade, eu não ligo! No momento atual da minha vida, o blog é o meu maior meio de comunicação, com o máximo de pessoas que eu sou capaz de alcançar e, quero sim usa-lo para isso quando me der na telha!!! Então, vamos conversar compaixão e como el impacta no futuro do mundo.
“Não há esperanças para a sobrevivência da humanidade se não mudarmos para um mundo de amor. Não há esperanças para as pessoas ricas no futuro, não há esperanças para ninguém se nós não fizermos um mundo onde os valores sejam compaixão e generosidade.”
Dr. Patch Adams
Sabem, esses dias eu assisti novamente ao filme, aquele com o Robin Williams, que eu amo. Mas me despertou uma vontade enorme de pesquisar mais sobre a pessoa real e a história dele. E devo dizer que estou completamente encantada!! (depois de assistir essa entrevista então–> AQUI assistam!).
Muito mais do que um palhaço ou um “doutor da alegria” em horas vagas, ele vive isso e tem um propósito, o de que as pessoas sejam capazes de simplesmente amar. Não amar somente o namorado, o pai, a mãe… Mas amar também a pessoa que senta a seu lado no ônibus, aquela que te atende na padaria, um doente terminal, o mundo onde você vive. Amar, sem limites e sem fronteiras.
Ele acredita num mundo onde a compaixão possa ser a base de tudo, sem tanta indiferença, e segue acreditando no bem, no amor e no próximo. E, poxa, porque não?! Porque não podemos ser mais gentis com as pessoas que atravessam a nossa vida? Não precisamos ir longe para começar a mudança no mundo, não precisa visitar uma ala de crianças com câncer ou um asilo para doar um pouco de si.
A mudança começa em mim
Podemos começar bem pertinho, quem sabe ser mais gentil com seus pais/irmãos/companheiros? “Ah, mas eles sabem que eu sou mau humorado de manhã” e porque não se policiar para ao menos não destratar ou magoar ninguém? “Ah, mas eu não sou Gandhi.” e daí?? Ele era apenas um homem, um ser humano, que decidiu pensar diferente e acreditar no que ele pensava!
Sejamos nós a mudança que queremos ver no mundo. Não adianta nada esperarmos o bom dia do outro se nós nunca o fazemos! De que adianta dizer que quer a paz no mundo, se não conseguimos manter nem mesmo a paz dentro de casa?! Se não conseguimos mais abraçar e sorrir para as pessoas de nosso convívio, de nosso meio?
Imaginem o dia em que todos conseguirem fazer isso? Onde o poder não será o mais importante, a bolsa mais cara, o carro do ano, o terno de grife… Não tem como o mundo não mudar, de uma maneira geral, se isso acontecer. E, eu concordo com ele quando ele diz que, ou essa mudança ocorre ou não há mais esperanças para o nosso futuro.
Obrigada por me “ouvirem”! E por existirem na minha vida! ♥
Lágrimas enchem meus olhos ao escrever, por ainda ter esperança no ser humano e em um futuro de amor. Que tal um abraço na pessoa do lado? Talvez um sorriso ou uma palavra de carinho? Você não faz ideia de como isso pode transformar dia dela e o seu também!!!
Beijinhos, já já a programação “normal” do blog volta!!! =)
Gigi, que coisa linda! O mundo é por vezes tão cruel que a gente acaba se fechando pro amor, em todas as suas formas – amor ao próximo, principalmente. Pq não é fácil amar ao próximo e ver uma criança sofrendo maus tratos, um cara dormindo num papelão na rua, uma mulher sendo agredida dentro da sua própria casa… Enfim, às vezes a gente vai se tornando insensível pq se formos sensíveis a tudo, fica difícil suportar a vida… Mas, aos poucos, acho que as pessoas estão despertando desse estado de apatia em relação à humanidade. Graças! Belo texto pra… Read more »
Sinto isso tbm Mi.. mas, assistir um pouco sobre esse cara me faz ver que não temos q nos fechar por não suportar. Temos q aceitar esta realidade e fazer o que estiver dentro de nossas possibilidades para ela mudar. Como eu disse, não precisa resgatar todas essas pessoas, mas, crie filhos com outras prioridades e o mundo deixará de ser tão egoísta e pensar tanto em poder.. e ai, essas indiferenças poderão diminuir tbm. Numa das entrevistas dele ele fala, que o mundo precisa de amor de mãe… de doçura de vó… Tbm fico feliz em ver as pessoas… Read more »
Oi Gigi linda!
Olha, concordo com você em gênero, número e grau!
O segredo é não esperar a iniciativa alheia, nós precisamos é dar o primeiro passo,afinal não há caminhada sem que um primeiro passo seja dado!
Esperamos tudo de todos, mas as mudanças começam em nós, e também acredito que se cada um fizer sua parte, podemos sim, num futuro próximo viver num mundo com mais gentiliza e mais solidário e menos cruel e violento!
Para refletir ;)!!!!
Amei o post! <3
Bjs,
Ana
Obrigada Carol, querida!
É isso ai, seguir acreditando e dando o seu melhor. Não podemos fazer de maus exemplos o ideal.. da pessoa q não dá um bom dia, um abraço. Como o Patch mesmo disse em uma das entrevistas que eu assisti, o mundo precisa de mais amor de mãe.. aquele que cuida simplesmente por amor e nada mais…
Super beijo e seguimos acreditando em dias melhores… =)
aaahhh.. lindas palavras.. escreve mto bem gi..
mesmo q o mau humor seja enorme pela manhã (q é o meu caso kkk ) um bom dia nunca deve ser ignorado. nunca deve ser deixado de lado.. sempre deve ser respondido.. (ando sofrendo com essa falta de respeito quase q diariamente.. ¬¬)
cumprimente.. agradeça.. sorria.. enfim.. nunca é demais..
quem receber pode achar estranho na hora.. mas dps vai pensar no acontecido.
e assim vamos vivendo numa sociedade q.. talvez tenha conserto.
bjooo
Seguimos tendo esperanças né?!
Eu sempre penso em desistência, do futuro, do ser humano. Mas, qdo eu vejo, já estou acreditando de novo, por conta de um gesto, de um olhar, de um cuidado. Vamos fazendo o nosso melhor, e acreditado!
Beijo enorme Bah! =)
Oi Gi, Lindo texto, eu leio tudo o que você escreve, e fico ainda mais atenta quando você escreve do seu coração, das suas reflexões, dos seus pensamentos. Ano passado eu sentia no blog uma tristeza e desânimo que, apesar de você não dizer o porque na época, aos poucos foi revelado (você é transparente…) e mudado. E essa nova fase da sua vida, ao meu ver, está te deixando mais pensativa, no bom sentido, mais madura e preocupada com o bem estar de todos. Eu sou uma pessoa naturalmente introspectiva, calada, ao contrário da minha irmã que é falante,… Read more »
Ainda não sei se essa “transparência” é boa ou não viu Pa..rs..
Mas, acho q amadurecer faz parte né. Um dia de cada vez e, aprender a aceitar os aprendizados é bem importante também. Estamos no caminho, todos nós!!
Muito obrigada por estar sempre por aqui!!! Um dia espero conhece-la pessoalmente e poder dar aquele abraço!!
Beijos enormes!