Uma massa de torta salgada para você rechear como quiser!
Faz tempo que não trago receitas para o blog, e essa também quase não pensei em colocar aqui! Ia ficar só no instagram, mas ai pensei que essa receita de massa de torta salgada não merece ser “perdida” com o tempo no insta! Aqui no blog ela dura mais tempo na internet!
Eu descobri essa massa meio sem querer, um dia que estava procurando uma ideia para fazer com um resto de berinjela refogada que eu tinha aqui. Achei a massa muito prática e fácil e já repeti com outros recheios. Na realidade, adotei como a torta de tudo o que tem na geladeira!! Sabe quando sobra um resto disso e daquilo e você não quer jogar fora? Taca nessa massa e pronto, virou uma torta delicinha para a janta.
Essa é a carinha dela antes de ir ao forno. Pega ai que fácil!
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
4 colheres de sopa de aveia
2 colheres de sopa de queijo ralado
8 colheres de sopa de manteiga (+/- 130g)
2 colheres de sopa de água
sal a gosto (eu quase nem coloco, por conta do queijo ralado)
Modo de preparo: misture tudo na mão mesmo e só! Nessa minha ainda coloquei uma colher de linhaça marrom. Eu usei uma travessa refratária de uns 25x16cm, é só ir colocando a massa e ajeitando com os dedos. Ela não é uma massa de abrir nem nada.
Mas e o recheio??
Então, é o famoso “á gosto”! Quando peguei a receita, foi com recheio de berinjela com tomates, coberto com colheradas de requeijão e queijo ralado. E foi bem assim que eu fiz a primeira e ficou muito boa, super molhadinha.
Para hoje, sim fiz essa hoje, usei um resto de molho bolonhesa, cebola, tomate, requeijão (que também só tinha um resto), queijo ralado e rúcula. Levei para assar, por volta de meia hora, ela não doura muito.
Olha que linda que ficou a minha!
Infelizmente rúculas não estavam muito bonitas, foram as que eu consegui salvar e usei na torta. A dica que eu dou é escolher legumes que soltem água ou colocar um molho caso use carne. A última que fiz, usei carne moída refogada e ficou um pouco mais seca do que a primeira e essa.
Gosto de comer com salada e maionese, já o Leo enche de catchup! Enfim, acho uma receita super válida, porque ela é rápida, fácil, saborosa e, ainda por cima, você pode rechear como preferir!
Beijinhos!