Você sabe quais são as diferenças entre os produtos Cruelty Free e Vegano?
Achei interessante abordar sobre os produtos Cruelty Free e Vegano, já que essa é uma tendência que vem crescendo muito no mercado de beleza. Em cada feira que participo, vejo um aumento significativo na quantidade de produtos dentro do apelo vegano e/ou cruelty free.
De forma rápida e grosseira, podemos dizer que: veganos são produtos isentos de qualquer componente de origem animal e o crueltry free, livre de crueldade. Mas, é claro que, como tudo sempre existem os poréns e a importância em entender um pouco melhor o que cada selo realmente quer nos dizer. Principalmente se tiver o interesse em seguir a filosofia de vida vegana.
Produto Cruelty Free
O que determina se um produto é ou não livre de crueldade animal é a garantia de que eles não foram testados em animais. Veja, você pode ter empresas que tenham ingredientes de origem animal e com o selo Cruelty Free. Outra informação interessante, é que você pode ter empresas Cruelty Free e/ou produtos. Se uma empresa se diz isenta de crueldade animal, fica entendido que ela não testa nenhum de seus produtos em animais. Ainda assim, ela pode comprar algum ingrediente da formulação, que passou por esse procedimento. Como se terceirizasse o teste, e por alto, a culpa também.
Infelizmente não temos ainda uma fiscalização pesada a respeito disso. Temos que confiar na empresa e em sua idoneidade.
Estas são as principais organizações que oferecem selo e certificado de produtos e empresas não testados em animais. Ao solicitar o selo, a empresa assina uma declaração de confiabilidade. Elas também possuem listas em seus sites, onde é possível buscar se o produto ou empresa fazem parte da organização. Infelizmente só achei em inglês, mesmo assim, achei legal deixar aqui para vocês: CCIC, PETA e CCF.
Produto Vegano
Para que um produto seja considerado vegano, ele deve ser livre de ingredientes de origem animal e, por consequência, de testes em animais. Digo por “consequência” pois a lei não deixa claro que um produto vegano não seja testado em animais. Espera-se que isso ocorra por ideologia mesmo. Tanto no produto final, quanto em sua cadeia de fornecimento.
Aqui no Brasil temos uma organização que fornece um selo que comprova a origem vegana do produto. Lembrando que, é do produto e não da empresa. Pelo que vi, o reconhecimento é feito para cada produto, cada componente e ingrediente de sua formulação.
Quem emite este selo, desde 2013, é a Sociedade Vegetariana Brasileira. Eles avaliam criteriosamente toda a cadeia de fabricação do produto. O processo leva de 30 a 40 dias para ser concluído. Vale salientar que, apesar de todo esse cuidado, o produto ou alimento certificado podem ter sido produzidos em maquinários ou locais que contenham ingredientes de origem animal.
Ou seja, você pode usar um produto vegano feito em uma fábrica que tenha produtos de origem animal. A SVB acredita que produtos com a indicação “pode conter” para resíduos de ingredientes de origem animal têm condições técnicas para obter o selo. Entretanto a falta de informação pode colaborar para surgimento de mitos associados a contaminação cruzada.
Curiosidade sobre produtos Veganos e Cruelty Free
- Sabia que na China, exceto Hong Kong, o teste em animais é obrigatório em inúmeros produtos, de diversas áreas? Se você gosta de usar produtos chineses para a pele (que tem coisas ótimas, inclusive), saiba que certamente eles não são cruelty free. Inclusive, existem inúmeras empresas que não vendem mais na China para garantir o certificado de forma total. Já outras, que fornecem e fabricam na China, não podem garantir o mesmo, pela legislação local.
Eu li muita coisa a respeito desse assunto esses dias, para poder compor este post. Pode até parecer que ele ficou simples e a ideia era essa mesmo. Quis, de forma sucinta, mostrar as diferenças e até as “pegadinhas” que estes termos podem conter. Não sei se ficou claro, mas um produto cruety free, pode por designação, ter produtos de origem animal. Já o vegano, não garante que não há crueldade animal, e por ser avaliado produto por produto, ele pode ser de uma fabrica que produz o “não vegano” também. É importante que, na busca de garantir a procedência, confiar na empresa ou entrar em contato mesmo. Só assim elas vão saber que estamos sempre de olho.
Outro ponto importante é não confundir os cosméticos naturais e orgânicos com os veganos. Um produto orgânico atende outras diretivas e pode sim ter produtos de origem animal, mas tudo dentro dos pilares da sustentabilidade. Já os naturais, são produtos feitos basicamente com matéria prima de origem natural. Penso em fazer um post com todos as variações de cosméticos que temos, o que acham?
Beijinhos!!
Que post mais interessante, não sabia dessas diferenças, é utilidade pública sua postagem, vou até divulgar. *–*
Assim as pessoas ficam conscientes acerca dos produtos que adquirem, pois, nem todas as empresas dão essas informações na embalagem, ou quando dão não entendemos nada.
Beijos.
Diário da Lady
Fico feliz que tenha gostado e divulgado Leidi!
Achei bacana de fazer esse post, ainda mais depois de ver essa crescente nas feiras.
Amei seu post, me tirou várias dúvidas. Tento ao máximo consumir produtos que não sejam testados em animais. Confesso que tenho dificuldade em não consumir nada de origem animal, mas na medida do possível, eu tento.
https://www.kailagarcia.com
Sou da sua turma. Me considero simpatizante desses movimentos, mas não sou uma seguidora assídua, ao menos, não ainda!
Eu li outro dia que a China irá tirar a obrigatoriedade de testes em animais, isso já será um avança para que esses teste diminuam no país. Espero que eles mudem logo, tadinho dos bichinhos
Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube
Tomara que seja verdade. Ai teremos marcas que poderão garantir que são mesmo cruelty free no mundo todo.
mt bacana o post e entender essas diferenças, estou tentando cada vez mais usar cosméticos tanto veganos quanto cruelty free
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Também tenho preferido fazer essas escolhas. Não posso dizer que sou seguidora desse estilo de vida, mas sou forte simpatizante.
Very useful information. Really worth reading.
Tks dear!
É complicado pensar que uma empresa vegana pode testar em animais, pois se a ideia é não envolver sofrimento animal, há uma contradição no desenvolvimento dos produtos né não?! Eu não prezo pelo uso de produtos veganos, por que não sou nem vegetariana, ou seja, se eu não consigo excluir produtos de origem animal da minha vida, não posso pedir que as empresas façam o mesmo. Maaas, eu fico feliz quando o produto é cruelty-free e faço questão de comentar isso nas minhas resenhas. Seu post ficou simples, porém super informativo. Gostei de saber mais sobre o assunto. Beijo, Blog… Read more »
Ah sim, com certeza fica meio confuso. Mas acho interessante levantar isso para o caso de empresas que tem linhas veganas sabe? Mas não é uma empresa realmente engajada. Vale ficar de olho, quem realmente segue a filosofia. Sou das suas, se puder ser crelty free, já me deixa contente!
Amei a sua explicação Gi, eu tinha uma noção sobre o Cruelty Free mas não sabia esses detalhes de veganos.
big beijos
Que bom que gostou!!
Oi Gigi é bacana saber a diferença eu sinceramente não acredito cegamente nas marcas que dizem não fazer testes em animais até porque o intuito delas é sempre vender cada vez mais então quanto mais elas fizerem o marketing do não testo em animais ficam ainda mais visadas pelo consumidor!
Eu não sou a favor dos testes em animais jamais, porém confesso que não pesquiso antes de comprar um produto para saber se a marca testa ou não!
Beijoss ♥
http://www.silalmeida.com
Eu tbm confesso que não me atento como gostaria a esse detalhe. Já melhorei bastante, mas espero conseguir me atentar cada vez mais.
Não sabia da diferença. Adorei saber mais sobre.
Fico feliz que tenha gostado!!
É muita hipocrisia um produto vegano ser testado em animais, né? Particularmente, sou contra os testes em animais, acho muita crueldade
Amei seu post, é muito importante temos consciência dos produtos que compramos :)
Beijão
http://www.opsquerida.com.br
e convido pra participar do sorteio que tô fazendo lá no Instagram https://www.instagram.com/p/B2cjgLCH4QV/?igshid=1add0ur2igj7l
Como eu disse, acho difícil de acontecer no caso de empresas realmente engajadas. Mas é sempre bom ficar de olho.
Já sabia as diferenças, mas achei super legal você ter trazido esse tema e faz sim um com as variações dos cosméticos.
Beijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Pode deixar Anete! Vou fazer sim! =)
Olá querida! Eu por acaso sabia qual a diferença mas há muitas pessoas que não a sabem!
pimentamaisdoce.blogspot.pt
Sim, achei interessante colocar isso em post!!
Such an eye opening article. It really changed the whole concept for me.
https://childactorla.com/
I’m glad to know that!
[…] parabenos, óleo mineral e etanolaminas. Lembram do post que fiz sobre as diferenças entre Cruelty Free e Vagano? Vale conhecer para […]
[…] Não tinha muito interesse em atender quem não fosse comerciante, mas no folheto diz que eles são veganos e cruelty free por valores, várias linhas de produtos orgânicos e tal. E eu achei as cores bem bonitas, quem […]