Qual a sua aliança? Veja um pouco da história para escolher!
Antes de saber um pouco sobre quais alianças temos disponíveis, vamos ver um pouco da história da aliança. As alianças já eram usadas a cerca de 3.000 a.C, por egípcios e hindus, para simbolizar o relacionamento entre casais. Para eles, o anel, que tem seu formato circular, significava o que não tem fim. No ano 3 a.C, Alexandre o Grande, dominou o Egito e, assim o hábito foi introduzido na Grécia.
Os gregos, acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, logo passaram a usar nele o anel, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. E, realmente, segundo a acupuntura há um meridiano, o do coração, que passa pelo anular esquerdo.
Seguindo o ciclo, provavelmente os romanos adotaram a aliança ao conquistar a Grécia, e na conversão ao cristianismo romano, o uso da aliança na mão esquerda tornou-se obrigatório para os que casavam.
A aliança de noivado foi introduzida no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que era visto como uma afirmação publica obrigatória da intenção dos noivos.
Tipos de alianças
Vimos brevemente um pouco da história da aliança, e elas já foram de ferro, couro ou apenas de ouro. Hoje, temos vários momentos onde as alianças são utilizadas, desde a seriedade de um namoro até a comemoração de determinados anos de casamento.
Aliança de compromisso: podem ser de prata ou de aço inox, simbolizam o momento onde aumenta a seriedade de um relacionamento. Usadas no dedo anelar da mão direita.
Aliança de noivado: ainda usadas na mão direita, podem ser de ouro ou de prata com um diamante, normalmente usados apenas pela noiva. Um costume que está se perdendo, é comum que o casamento seja marcado para um ano após a troca das alianças de noivado.
Aliança de casamento: tradicionalmente de ouro, são trocadas no ato do casamento, onde o casal demonstra publicamente que não está mais disponível para outras pessoas.
Depois do casamento, ainda há algumas datas que fazem com que o casal troque ou reforce seus votos. São eles:
– Bodas de prata (25 anos): normalmente, o casal muda de aliança. Alguns adotam o modelo de prata, ouro branco ou ainda um misto entre prata/ouro branco e ouro amarelo;
– Bodas de ouro (50 anos): ao reforçar os votos, o casal passa a usar duas alianças ao invés de uma;
– Bodas de Diamante (75 anos): nesta, é comum que se coloque uma pedra de diamante, para representar toda a solidez do amor que viveram.
Apesar da bela história, o uso da aliança parece estar perdendo um pouco a força. Muitas pessoas já não utilizam mais este simbolo como principal. Convenhamos que, melhor um bom relacionamento do que uma bela aliança! Ainda assim, não deixa de ser uma representação muito bonita, meus pais já trocaram a de bodas de pratas e agora sonham com as bodas de ouro!
Beijinhos!