Saia Midi – Saiba mais sobre a história dessa queridinha da moda alternativa feminina
Primeiramente, para minha alegria, o verão chegou! E com ele, a vontade de usar roupas mais leves. Porém quem trabalha não pode abusar de roupas muito curtas. Podemos dizer que a saia midi (aquela que fica abaixo dos joelhos ou no meio da panturrilha) se encaixa perfeitamente nesse ‘meio termo’.
Mas, você parou para pensar na história por trás desse modelo tão versátil de saia??
O início da saia midi
A principio, o uso das saias midi começou durante a Primeira Guerra Mundial, pois as mulheres tiveram que ocupar os cargos deixados pelos homens enviados para o combate, e passaram a estar ativamente no mercado de trabalho. Como os vestidos e saias longas atrapalhavam a mobilidade, o público feminino adotou as saias na altura do tornozelo como modelo ideal para suas atividades. Porém, com o conservadorismo dos anos 30, os modelos de saia midi passaram a cair em desuso no cotidiano feminino.
Logo depois, na década de 1940, com tendências da moda cheias de elegância e charme, essas peças voltaram com tudo para os closets das mulheres. E esse sucesso continuou nos anos 50, com o modelo midi sendo um verdadeiro ícone do bom gosto e da feminilidade, fazendo com que todas as mulheres quisessem fazer parte desse movimento fashion. Contudo, mais uma vez, essas saias deixariam de ser populares…
A chegada das mini saia
Isso porque na década de 60, o estilo midi foi substituído pela minissaia, que era muito mais reveladora e progressiva, e tinha tudo a ver com a revolução feminista. Reprimidas por modas passadas, as mulheres viram nessa peça a oportunidade de exibir suas pernas e ganhar mais liberdade. E esse não foi o único fator que contribuiu para afundar de vez a popularidade das saias midi.
Em 1970, John Burr Fairchild, editor-chefe do Women’s Wear Daily e criador da W Magazine “decretou” que aquele seria o ano do midi e baniu as minissaias dos seus escritórios. Sua decisão não foi um movimento educado nem uma ideia criativa; foi apenas uma ideia de motivação moral. Sendo assim, não tinha como dar certo, não é mesmo?
Conclusão? O público desaprovou totalmente! Ainda que muitas marcas tenham usado a saia midi como destaque em novas coleções, com proposito de apoiar Fairchild. As mulheres não queriam que ninguém, quiçá um homem, definisse o que elas deveriam ou não usar.
Assim, não importou o quanto a indústria da moda tivesse pressionado, as pessoas simplesmente não aderiram ao estilo. Com isso, em meio a boicotes, o retorno da saia midi na década de 70 foi um fracasso.
O estilo da saia midi nos dias atuais
Com a chegada dos anos 2000, os designers injetaram um novo ar a essa antiga tendência de moda, destacando seus atributos vintage e feminino, além de apostar na sua versatilidade, variedade de tecidos e estilo criativo para atender praticamente a qualquer pessoa.
Desde o início, a saia midi sempre foi associada à elegância e aos saltos altos, no entanto, com o seu renascimento, isso já não acontece. Ela pode ser combinada tanto com roupas despojadas e calçados como tênis e sandálias baixinhas quanto com botas e saltos mais arrojados.
A midi é uma daquelas roupas alternativas ótimas para os dias em que você quer dar aquela variada no look.
Ela é tão curinga que você pode usa-la para compor um look mais romântico, combinando com sapatilhas e blusinhas fofas. Ou ainda looks mais animados, combinando com cropped, camisetas e tênis!
Sem falar que tem os modelos mais soltinhos, mais larguinhos, com estampa, listras, fenda!! Consequentemente, “cabe” para todas!
Eu sempre acho interessante conhecer um pouco mais sobre a história por trás das coisas, de onde e porque veio!!
Enfim, agora quero saber de você, curte uma saia midi ou não é para você?
Beijinhos!!
Eu acho chique…. e alguns modelos bem estilosos!
Nossa… não sabia de nada disso Gi! Adoro conhecer a história por trás de coisas que a gente tá tão acostumada no dia a dia que nem se dá conta!
Beijooo
Jake
Blog Jake Badulake
Eu tbm gosto muito de saber mais da história das coisas!!
cada modelo mais lindo! faz anos sou apaixonada por saia midi, meu modelo preferido com certeza
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Ele cai bem em qualquer corpo né!
Gigi eu gosto dos modelos mais armados como sou baixinha acho que fica melhor pra mim com saltos!
Amei saber um da história!
Beijos
http://www.silalmeida.com
Eu tô tão na pegada de usar coisas confortáveis nos pés que, mesmo sendo mini, ando usando e abusando de tenis e afins..rs..
Eu acho lindo, e melhor ainda pq ela combina super com tenis, que amo rsrs
Beijos,
Camila
http://www.sejabelissima.com.br
Usar sapatos confortáveis e tênis é um caminho sem volta!! Eu quase não consigo mais usar meus saltos! kkk
Eu adorei saber da história, achei interessante que ela surgiu durante a primeira guerra mundial.
Acho essa saia linda, mas não sei se fica legal em mim. kkk
Beijos.
Diário da Lady
Testa Leidi!! Eu achava q ia me achatar, morria de receio, mas ai testei e deu certo sim!! =)
Não sabia, bem bacana!
Bjos!
https://amonailart.blogspot.com/
Legal a história né!!
Gigi,
Acho tão elegante esse comprimento de saia. Amei saber mais sobre a história da saia.
Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
big beijos,
Lulu
http://www.luluonthesky.com
Conhecimento nunca é demais né!